quinta-feira, 31 de março de 2011

SOBRE DOUGLAS E SUZANA

Em fevereiro de 2010 nós,eu e Douglas,iniciamos um relacionamento que tinha tudopra durar. Éramos amigos há 20 anos,respeito,confiança e admiração eram palavras de ordem entre nós. Ele estava frágil,recém separado,precisando de carinho, colo e atenção. E eu dei tudo o que uma mulher poderia ofertar para um homem. Fiz isso de coração aberto sem esperar nada em troca, afinal além de namorados, éramos amigos. Suportei dores,constrangimentos, fui o ombro amigo e a muleta emocional dele nesse período. Em março  do mesmo ano iniciei um tratamento contra ansiedade, distúrbio que me afligia há exatos nove anos e estava me prejudicando tanto profissionalmente quanto pessoalmente.Esse tratamento que não é fácil de enfrentar,tornou a relação ainda melhor
Ele viajou, passou um mês na Europa, enfrentou uma situação difícil, que eu ajudei também a resolver,como faria com qualquer pessoa que me pedisse ajuda.Mas estávamos juntos e tentando ser felizes.

Amigos e famílias começavam a serem parte dessa relação. Cafés,almoços,jantares,tudo em família,minha mãe e filha ficaram “apaixonadas” por ele, que não é uma pessoa má.
Infelizmente, a nossa história , que poderia ter sido linda, terminou abruptamente com traições e mentiras por parte dele. Da noite para o dia, a pessoa que me “adorava” olhou pra mim e disse que “não gostava mais de mim”. Senti-me “usada”, foi só ele sentir-se seguro pra chutar quem só lhe fez o bem. Por conta disso, o tratamento da ansiedade se desfacelou, a depressão tomou conta e tive que recomeçar do zero,pois NUNCA imaginei que um amigo de 20 anos pudesse fazer o que Douglas Ferreira fez comigo. Pior,ele conseguiu magoar a pessoa que mais amo nesta vida,minha June. Ao ver ou ouvi-lo na TV, ela simplesmente desliga a TV ou muda de canal,não usa mais os presentes que ele deu a ela,não fala nele,enfim,minha filha também sofre com toda essa mágoa deixada por ele.

Estou me expondo e revelando tudo isso não por vingança,mas porque fui acusada por Douglas de coisas que não fiz. Ontem fiz uma faxina emocional, retirei do meu celular os contatos dos amigos dele. Pessoas boas, que não tem nada a ver com isso,mas são “amigos dele”. Infelizmente vou me afastar dessas pessoas também porque não quero constranger ,nem ser invasiva com ninguém. Meus pais são pessoas simples e cordiais,mas me deram educação,me ensinaram a ter classe, a respeitar as pessoas e a aceitá-las exatamente como são.
Estou em equilíbrio, estou me purificando de toda essa mágoa causada por Douglas. A amizade acabou,não o perdôo e não quero NUNCA mais falar com ele. Quanto à essa pessoa que está com ele agora,só sinto uma grande pena porque ela vai passar por situações bem piores que passei.
Pra finalizar,estou sozinha por opção,porque não quero fazer com ninguém o que Douglas fez comigo. Surgiu uma pessoa extremamente interessante na minha vida,mas ele soube respeitar meu momento e hoje somos apenas bons amigos.

E lembrando o título de uma crônica de Rubem Braga, “Ainda há sol,ainda há mar e eu tenho a certeza que serei muito FELIZ|”.

  

terça-feira, 29 de março de 2011

ABSINTO

minhas noites sem lua
céu sem estrelas
minha fala sem voz
minhas linhas sem letras
palavras sem força

a alma febreil arde,
feito goles de absinto,
álcool e poemas num vício incessante
avassalador.

é amor sem amor

o sono em coma
povoa as noites insones
meu querer é só silêncios....
minha fé sem orações
são preces sem louvor,pecados meus.

as mãos calejam sentimentos
mergulham em ausências
nua flor do querer,
sou apenas uma folha em branco
cega de dor.

quarta-feira, 23 de março de 2011

NO FUNDO,BEM NO FUNDO DO LAGO.

Nós não desejamos as coisas que buscamos pelas coisas por si mesmas, sejam essas “coisas” objetos, experiências, aquisições, realizações ou relacionamentos. Não queremos para nossos corpos comida, chocolate, água, chá de aniz, álcool, tabaco, sexo, velocidade, os músculos permanentes de uma escultura de  Rodin ou uma cintura com menos polegadas do que as das modelos dos quadros de  Renoir. Queremos o frio na espinha, queremos tremer (gemer ou gritar), suar, cheirar e gostar. Queremos olhar no espelho (ou na balança) e sentir orgulho e estima pos nós mesmos. Não queremos é sentir a dor, o desconforto, a frustração e a depressão decorrente da ausência dessas coisas.
Não queremos relacionamentos para dividirmos a comida, o sofá, o controle remoto, a cama, nossos genes ou a conta do cartão de crédito. Queremos a presença, aceitação, a intimidade, a sensualidade, o abraço e a conexão; queremos não sentir o vazio, o medo, a distância, o desamparo e a solidão. Queremos amor e comunicação.
Não queremos o dinheiro pelas coisas que ele compra, mas sim pela certeza, segurança, pelas opções, pela independência e pela liberdade que ele nos dá.
E para descobrir ou redescobrir o que há bem no fundo desse profundo lago que é alma humana é que nos dias 26 e 27 deste mês, o advogado e consultor de empresas, Ennius Bandeira, fará o Workshop Eneagrama em Teresina, uma ciência que vem sendo estudada há 4.500 anos e que é usada como ferramenta para motivar equipes de colaboradores nas empresas, melhorar o relacionamento interpessoal, incentivar o surgimento de lideranças dentro do ambiente de trabalho e promover o autoconhecimento.
O treinamento acontecerá no Espaço EPA, próximo à Avenida Homero Castelo Branco. Maiores informações sobre inscrições através do telefone 9926-2350 ou pelo e-mail enniusmbandeira@uol.com.br


domingo, 20 de março de 2011

FELICIDADE REALISTA


por Mário Quintana

A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável,
mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre:
queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.
Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema:
queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.
E quanto ao amor? Ah, o amor...
não basta termos alguém com quem podemos conversar,
dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando.
Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo.
Queremos estar visceralmente apaixonados,
queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados,
queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo,
queremos sexo selvagem e diário,
queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão.
Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista.
Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade.
Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais,
feliz com um parceiro, feliz sem nenhum.
Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo.
Não perder tempo juntando, juntando, juntando.
Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado.
E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda,
buscando coisas que saiam de graça,
como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável.
Fazer exercícios sem almejar passarelas,
trabalhar sem almejar o estrelato,
amar sem almejar o eterno.
Olhe para o relógio: hora de acordar.
É importante pensar-se ao extremo,
buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz
mas sem exigir-se desumanamente.
A vida não é um jogo
onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio.
Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade.
Se a meta está alta demais, reduza-a.
Se você não está de acordo com as regras, demita-se.
Invente seu próprio jogo.
Faça o que for necessário para ser feliz.
Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples,
você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
Ela transmite paz e não sentimentos fortes,
que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração.
Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade.

sexta-feira, 18 de março de 2011

BAND-AID FOR THREE LETTERS

 
I'm sad with you. I'm not a band-aid. I'm not well,but my sixty sense tell me that I'll never call you,never.

quarta-feira, 16 de março de 2011

TERESINA TERÁ WORKSHOP SOBRE ENEAGRAMA

 
 
Você já ouviu falar em Eneagrama? Não, pois dias 26 e 27 deste mês, o público piauiense terá uma boa oportunidade de conhecer essa ferramenta de motivação e de relacionamento entre pessoas, destinado às empresas, a profissionais liberais e a pessoas que desejam aprimorar seu autoconhecimento.
O Workshop de Eneagrama vai acontecer no Espaço EPA, próximo à Avenida Homero Castelo Branco, em Teresina com inicio às 08h00, e será ministrado pelo advogado e consultor de empresas, Ennius Bandeira.
 
O Eneagrama é um instrumento de autoconhecimento que revela nove tipos de personalidade,sendo que suas origens e estudos vêem de uma tradição oral de quase 4.500 anos. O método é utilizado pela NASA,FBI e no mundo corporativo vem sendo aplicado por empresas como 3M, IBM, Sony, Motorola, Boeing, Disney, Du Pont, Procter & Gamble e Federal Reserve Bank. O sistema também já conta com diversos trabalhos de validação científica e centros acadêmicos de renome mundial, que  já inseriram o Eneagrama em alguns de seus programas de Business School. É o caso de Stanford, Columbia e Loyola, nos EUA; Manchester, na Inglaterra; e Universidade de Sydney, na Austrália.  No Brasil a Fundação Getulio Vargas - FGV Management Specific MBA programs, e Universidade de São Paulo (USP) - MBA de Varejo e Estácio de Sá ( RJ ).
 
Entre os objetivos do Eneagrama estão as oportunidades que provoquem mudanças reais, mensuráveis e significativas nos participantes em sua visão de mundo e de si mesmo, visando seu crescimento pessoal e profissional.
 
Quem pode fazer:
·         Para empreendedores e empresários, atuais e futuros.
·         Para líderes de empresa, ou de qualquer segmento, que tenham de lidar com a gestão de pessoas em seu dia-a-dia.
·         Para pessoas que sentem a necessidade de crescimento pessoal e profissional.
·         Para todos aqueles que querem uma oportunidade de crescer como pessoa através de autoconhecimento.
Inscrições:
O investimento para inscrição é de R$ 350,00 e podem ser efetuadas com o próprio consultor. Maiores informações sobre horários e formas de pagamento pelo celular (86) 9926-2350 ou pelo e-mail: enniusmbandeira@uol.com.br.