quinta-feira, 28 de abril de 2011

JANELAS



Os olhos encantam-se
Verdegonçalos.....
O vento corre solto pela vida
Viajo dentro do espaço de mim
Sou açúcar, sou sal
Sou mignon, mas sou o universo quando quero.
Sou bela, sou mulher.
Sou infinitas numa só
A essência?
Essa é uma opala com todas as cores do mundo.
É uníssona
É fortaleza
É doçura
É preciosa, jóia rara.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SALMO 130

Este salmo ajuda:

· mantém a harmonia, a inteligência e a paz;
· auxilia o contato com pessoas influentes, para convites de trabalho;
· proporciona a divulgação de assuntos ligados à medicina e à espiritualidade;
· dissipa as massas negativas do ambiente;
· protege contra o preconceito;
· protege contra a teimosia;
· protege contra o domínio exagerado sobre os filhos.

DESCANSO DE UM FILHO QUE ACREDITA NO SENHOR

Cântico das Ascensões. Salmo de Davi

1. Meu coração, Senhor,
não é soberbo, assim como não
é arrogante meu olhar.
Eu não almejo as coisas superiores à minha capacidade.
2. Pelo contrário,
acalmei e sosseguei minha alma de qualquer agitação.
Como a criança no seio materno,
assim em mim está minha alma.
Israel confia e espera no Senhor,
neste momento e para sempre.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SALVE SEU RELACIONAMENTO

 

Sandra Maia

Por Sandra Maia . 19.04.11 - 19h19

O que fazer para salvar uma relação?

Esta é a questão que não quer calar. Afinal, quem está dentro não quer sair! Então, o que fazer para salvar uma relação? Temo dizer que não há mágica. Não há formulas mirabolantes para sair de uma situação que criamos sem, primeiro, entender que contribuímos para o que está acontecendo. Bem, se isso ficar claro, é meio caminho andado. E, então, você pode seguir os dez passos de qualquer texto ou artigo que ensine como manter, ou melhor, salvar uma relação.
Melhor se fizer isso paralelamente a um amplo e profundo programa de autoconhecimento, visando o equilíbrio emocional. Você poderia começar por entender suas crenças, seus valores, sua reações, suas atitudes ou não atitudes. O que o move, o que o faz ser quem é nesse exato instante.
O que quer para si, quais os seus sonhos, sua essência, seus talentos. Quem, afinal, é você? Quais seus ideais, o que o toca, como funciona?
Mas, se não entendeu ainda a sua parte na relação, difícil será aceitar que faz parte do problema tanto quanto da solução. Uma relação não esfria do nada. A falta de respeito não se instaura por que um é mais culpado do que o outro.
Guerra e paz
Em relações saudáveis, existem dois seres saudáveis com todas as suas “neuras” particulares! E, também nessas relações, problemas, desentendimentos, confrontos – tudo acontece e demanda atenção para que a paz seja restaurada, de modo a manter a chama acesa. Como dizia um amigo, amor, afinal, é guerra e paz!
Há alguns dias, conversando com uma amiga, nos demos conta do quanto mudamos. E, nesse transformar, o peso de cada problema era agora a distância tão diferente. Então, nos demos conta de que o que une é o que separa quando somos jovens.
Casou, acabou
Deve haver alguma estatística que mostra o número de casamentos que terminam no primeiro ano. E devem mesmo ser muitos. Se você perguntar para qualquer pessoa a sua volta: ”Você conhece alguém que ficou anos juntos e, quando casou, foi morar junto, tudo acabou?!”
Isso acontece. Acontece nas melhores relações como resultado da falta de diálogo e da troca pertinentes à fase do “namoro” e que antecede o felizes para sempre. Pois é. Se nesse período propício para conhecer o outro e, mostrar nossas limitações e qualidades, não estamos disponíveis, quando então esperamos que isso aconteça?
Conhecimento e individualidade
Você deve ter um amigo ou amiga que vive ou saiu de uma situação similar a essa. Namoram, não se olham, não se questionam, não se conhecem – mas tem a química. E, então, pensam ter tudo. Não é! Um casamento, uma aliança, um compromisso demanda primeiro amar a si mesmo, conhecer-se, saber o que vai dentro, saber o que quer e espera do outro.
Demanda cultivar sua individualidade e o equilíbrio entre o que é mental, físico e espiritual. Demanda a escolha de querer incluir um outro e, depois, mostrar tudo isso a ele, colocar-se, confrontar valores, sonhos, ideologias, desnudar-se.
Fácil? Não, não é fácil. Para não quebrar o encanto, por vezes, quebramos a relação que está por vir. Deixamos de lado o diálogo, a comunicação, a discussão. Preferimos viver assim. Queremos só o que é doce. Se tiver um pouco de pimenta – bom, deixa para lá.
Castelos de areia
Essa é a base de muitas relações. Que começam com prazo para acabar. São castelos de areia construídos com medo, ilusão e vaidade. Ninguém conhece ninguém, ninguém se expõe, não se fala de emoção e aí vamos nós.
Retorno
É claro que, com o tempo, tudo muda. Mais maduros, passamos a ver a vida com outros olhos. E, talvez até por isso, acontecem tantas reconciliações de casais separados já há muito tempo. É, parece mesmo uma tendência a reconciliação de casais que já tiveram uma vida em conjunto, separaram-se, viveram outras experiências e, depois de um tempo, voltam a viver juntos.
Um amigo, outro dia, me contava sobre sua volta para casa depois de 10 anos. Eles tiveram um filho, se separam e agora voltaram a namorar. Ele estava muito feliz. E quero crer que ela também. Uma outra amiga reencontrou seu amor de adolescência. Viveram um romance quando jovens mas a vida os separou. Ele casou teve dois filhos e ficou viúvo. Ela viveu outros romances e agora só o reencontrou. Estão juntos e felizes.
Tendência ou não, fato é que ninguém entra na vida de ninguém por acaso. As histórias que vivemos deixam marcas. Positivas e negativas, diria, necessárias para nosso crescimento e aprendizado.
Boa semana!
A coluna de Sandra Maia é distribuída com exclusividade pela BR Press.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

NOS MOMENTOS DE CRISE

"Nos momentos de crise, não te abatas. Escuta. Por nada te revoltes,nem te amedrontes. Ora. Suporta a provação,não reclames. Aceita. Não grites com ninguém,nem firas.Abençoa. Lance de sofrimento é o ensejo da fé. Silencia. Deus sabe o instante de intervir" - Chico Xavier.

Amigos, estou doente e somente hoje retornei ao trabalho. Quando cheguei uma pessoa muito especial,que também é espirita, havia deixado esse presente pra mim.
Agradeço a Deus, aos espirítos elevados e à Ana Raquel. Aninha você tornou minha semana ainda melhor.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A HORA DO ADEUS

Poema do adeus
Para ADSPS

Você, o sol
Eu, a lua
Você, o sal
Eu, o açúcar
Você, o linho
Eu, a linha
Você, o tesão
Eu, o prazer
Você, a mão companheira
Eu, teu colo

Tudo seria perfeito se não fosse o silêncio do adeus....

quarta-feira, 13 de abril de 2011

NINGUÉM É FELIZ SOZINHO

É impossível ser feliz sozinho

O isolamento social pode causar sérios distúrbios. Saiba qual é o limite da introspecção e a importância de se relacionar

Simone Cunha, especial para o iG


Foto: Getty Images Ampliar
Interagir com outras pessoas é essencial para o bem-estar, segundo especialistas
“A dor da solidão é uma ferida profundamente perturbadora”, afirma o pesquisador John Cacioppo, professor de psicologia da Universidade de Chicago e um dos mais renomados pesquisadores sobre solidão dos Estados Unidos. A afirmação consta no livro Solidão, recém lançado pela Editora Record, que traz um amplo estudo sobre um ‘estado’ que causa temor em muita gente: ‘o sentir-se sozinho’. “A solidão remete à angústia da separação e faz parte do ser humano temer o desamparo”, comenta a psicóloga do Hospital Samaritano de São Paulo, Luana Viscardi.

Segundo o livro, o isolamento social tem um impacto na saúde comparável ao efeito da pressão sanguínea alta, da falta de exercícios, da obesidade e do cigarro. O estudo que deu origem ao livro utilizou exames de ressonância magnética para estudar as conexões entre isolamento social e atividade cerebral. E o resultado é que, em pessoas mais sociáveis, uma região do cérebro conhecida como estriato ventral ficou muito mais ativa quando elas observavam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorreu nos cérebros de pessoas solitárias. Vale destacar que o estriato ventral é uma região importante para o cérebro, em especial para o aprendizado, ativada por estímulos que os especialistas chamam de recompensas primárias (como a comida) e recompensas secundárias (como o dinheiro). A convivência social e o amor também podem ativar a região.

A dor da solidão é psíquica
Exagero? Que nada! Para Margareth dos Reis, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e psicóloga do Instituto H. Ellis, de São Paulo, a sensação de vazio provocada pela solidão pode desenvolver sintomas sérios. “Depressão, compulsão por comida e alcoolismo podem entrar nessa lista”, confirma Margareth. Já Luana explica que a dor da solidão não é física, e sim psíquica. “Mas, ao se sentir sozinha, a pessoa pode ser levada à angústia e daí ter reações físicas como tontura, sudorese e coração acelerado”, completa.

Para tratar o problema, em casos mais amenos, o acompanhamento psicológico pode ajudar. Se o individuo já estiver em um nível mais crônico, apresentando um quadro depressivo, por exemplo, pode necessitar de medicamentos. Isso porque, de acordo com a pesquisa apresentada no livro, os seres humanos são muito mais entrelaçados e interdependentes – em termos fisiológicos e psicológicos – do que se supõe. “O ser humano precisa do contato social, pois isso é benéfico para ele perceber seu potencial, aprender, crescer e trocar experiências”, diz Margareth.

Dificuldade de interagir
No entanto, cada vez mais a conectividade está sob risco. “Há uma enorme oferta de atividades, porém existe uma superficialidade nos relacionamentos”, alerta Margareth. Para ela, quem vive nas grandes metrópoles sofre ainda mais com isso. “As pessoas não conseguem se identificar com as outras, estão sempre reclamando de falta de tempo, vivem na correria e usam isso para justificar a dificuldade de interagir”, acrescenta a psicóloga. Além disso, segundo ela, existem as redes sociais na Internet que conquistam cada vez mais seguidores e, muitas vezes, criam uma ilusão. “Há pessoas que têm uma rede de contato extensa, mas não têm intimidade com ninguém. Se quiser uma companhia para ir ao cinema, por exemplo, não consegue contar com alguém desta lista virtual”, condena Margareth.

Em contrapartida, Luana defende que não dá apenas para enxergar os contatos virtuais de forma negativa. “Tudo depende da forma como cada um utiliza essa ferramenta. Enquanto alguns se fecham neste mundo ilusório, outros usam isso para ampliar trocas e reencontrar verdadeiras amizades.” A superficialidade também está fora do virtual. “Nas grandes cidades, por exemplo, estão todos centrados no trabalho e, após o expediente, nem sempre ocorre esta troca”, destaca Luana.

A versão positiva
John Cacioppo explica em seu estudo que, para um ser da nossa espécie, a saúde e o bem-estar requerem que o indivíduo esteja satisfeito e seguro em seus laços com outras pessoas. Seria uma forma de ‘não se sentir só’. E Margareth acrescenta que um indivíduo solitário não pode se deixar cair nessa rotina empobrecida, de isolamento e confinamento de vida. “Se não reagir logo, a pessoa pode ficar depressiva e indisposta para reverter o caso”, avalia. “Nada substitui a presença de alguém, o contato”, afirma Margareth.

Embora a solidão esteja sempre atrelada a um sentimento negativo, ela também apresenta sua versão positiva. Pelo menos é o que defendem os especialistas. “Se fechar para balanço ou ter um momento de recolhimento é muito positivo para qualquer pessoa”, diz Margareth. Para Luana, este pode até ser um processo doloroso, porém de enorme importância para o crescimento pessoal. “Isso apenas não pode se tornar constante”, lembra Margareth. Segundo a obra, “quase todos sentem as pontadas da solidão em algum momento”. E este sentimento pode ser algo breve e superficial, como ser o último escolhido para uma brincadeira – ou algo agudo e severo -, como a perda de um ente querido. “Este tipo de solidão faz parte da vida de qualquer pessoa”, avalia Margareth.

Fonte: http://www.delas.com.br/

terça-feira, 5 de abril de 2011

UM PRESENTE DA VIDA

Semana passada recebi inúmeros telefonemas de pessoas me apoiando,me acarinhando,outras reclamando,rsrs,é a gente não pode ser unânime,rsrs.Mas a que mais me tocou foi de um grande amigo que me ligou cantando essa canção gravada por Almir Guineto e que fala muito da vida. Obrigada meu amigo,obrigada Deus!

Conselho

Almir Guineto

Composição : Adilson Bispo / Zé Roberto

Deixe de lado esse baixo astral
Erga a cabeça enfrente o mal
Que agindo assim será vital para o seu coração
É que em cada experiência se aprende uma lição
Eu já sofri por amar assim
Me dediquei mas foi tudo em vão
Pra que se lamentar
Se em sua vida pode encontrar
Quem te ame com toda força e ardor
Assim sucumbirá a dor (tem que lutar)
Tem que lutar
Não se abater
Só se entregar
A quem te merecer
Não estou dando nem vendendo
Como o ditado diz
O meu conselho é pra te ver feliz