segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FEMININA






“Na próxima encarnação quero vir homem e rico”. Quem me conhece sabe que é pura brincadeira essa frase que sempre falo. Ser mulher é um grande privilégio e também um enorme desafio. Somos muitas em uma só,difícil para os homens entenderem nossa real essência. Inteligência emocional  temos de diversos tipos e em estoque pra aconselhar e vender, mas não é fácil pra nenhuma dominar essa arte de ser mulher,mãe,profissional, pessoa....pronome pessoal intransferível.

TPM, cuidar dos filhos, do marido,do trabalho,ser a psicóloga e dona da casa....e no final, cuidarmos de nós mesmas. Ser feminina não se resume a usar batom e salto alto. Mais que isso, é ter a sensibilidade que nós mulheres devemos ser mais importantes para nós mesmas. Não que descuidemos de quem amamos e que os deixemos de lado. Ser feminina é amar ser mulher, será que tem algo mais prazeroso que nos olharmos no espelho e nos darmos o devido valor?

Minha filha, no despertar dos seus 14 anos, vive me dizendo que não é feminina e que admira a minha feminilidade. Mal sabe ela que, ao colocar aquele short jeans, um all star, vestir uma camiseta, fazer aquela trança no cabelo, lápis no olho e usar batom, está aflorando a feminilidade que há dentro dela. Detalhe: desde pequena é June quem escolhe as próprias roupas e sapatos,criando seus próprios looks, sem qualquer interferência minha.

Sem qualquer ranço da revolução feminista, nós somos poderosas. Aprendemos com nossas avós, mães e com a vida a reavaliar e a cuidar mais das relações amorosas; a sermos mais resilientes às tempestades;  a dar a volta por cima; a dialogar mais com nossos filhos;  a cair e levantar com elegância e educação; a saber ser todas as mulheres do mundo entre quatro paredes; a usar aquele vestido decotado só pra provocar quem desejamos; sermos felizes mesmo estando sozinhas; tomar nossas decisões pensando primeiro em nós mesmas e depois nos outros,sem machucar ninguém; sentir tudo com emoção. . .sempre.

Isso pra mim é ser mulher, é ser FEMININA !!

By Suzana Prado







segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CARTA PARA JUNE

Há 14 anos, um ser pequeno, branquinho e com cara de joelho abriu os olhos e disse: mamãe, cheguei !!
Na época, eu confesso, não estava preparada para arte de ser mãe, mas Deus nos dá cada presente que, ao longo dos anos, entendemos os porquês de tudo. Nada como o tempo para nos mostrar na prática que ELE escreve certo por linhas absolutamente desalinhadas.
Não que eu não desejasse ser mãe, mas estava focada na minha carreira e com passagem comprada para estudar Marketing nos EUA. No entanto, June chegou dizendo a que veio e eu não resisti. Deixei que vida brotasse em mim. E agora posso dizer, valeu a pena!
Valeu ter sido demitida da empresa que trabalhava com três meses de gravidez, valeu não ter ido aos tribunais em busca de meus direitos de cidadã, até mesmo porque o mundo dá voltas e hoje talvez, quem me demitiu esteja mais infeliz que eu, mesmo com toda aquela grana e poder  que tem. Entreguei tudo a Deus e fui cuidar da minha família, da minha vida profissional e de seguir o caminho do bem.
Valeu trocar fraldas, trabalhar virada porque June trocava a noite pelo dia, pelo mingau que o pai dela fazia todas as madrugadas. Valeu as noites insones quando ela tinha febre e crises de garganta. Valeu o amor, o carinho, o cuidado e zelo da minha mãe e irmãos  com minha filha, valeu pelos compadres Indira e Gutemberg Albuquerque sempre presentes, valeu pelos cuidados da babá dela, a Amparo.
Valeu pela  cirurgia que ela fez no coração ao seis anos de idade e que Deus abençoe toda a equipe de médicos do Hospital Santa Maria,que fez a minha June estar com muita saúde até hoje.
Valeu ter dado limites à June porque hoje tenho alguém que sabe se comportar com educação e, sem meias palavras, com bom senso diante de situações e de escolhas que surgem à sua frente.
Está valendo ser uma mãe chata e cri-cri, mas June reconhece que é sempre para o bem  todas as vezes que reclamo  ou puxo suas orelhas. Está valendo dialogar, conversar, ter as nossas DR’s de mãe e filha e de filha pra mãe. Está valendo muito saber que June adora literatura, cinema, dança, moda, que desenha divinamente bem, que é uma escritora de fanfictions.
Está valendo muito ser a mãe da June Prado, vale por esse amor incondicional, que faz meus olhos brilharem todas as vezes que falo nela. Vale reconhecer que é boa amiga, boa filha, com suas  virtudes e defeitos.
Está valendo revelar à June os caminhos a seguir e também aprender que ela não é só minha, mas do mundo.
Obrigada filha, pela luz que você é em minha vida, pela amizade que estamos construindo juntas, pelos sorrisos e lágrimas, pelos abraços e colo que sempre nos ofertamos, tanto nos momentos bons quanto nos de aflição. Enfim, obrigada por você existir.
Que Deus continue te abençoando, que você sempre siga a trilha do BEM e sejas muito,mas muito feliz mesmo!!
Te amo!!
Beijos da mãe
By Suzana Prado