quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CARTA PARA ANTONIO



Pai, a tua cadeira continua na sala e tantas vezes eu passe por lá, sinto tua presença. Vinte de setembro,  teu aniversário de nascimento, farias 86 anos.Eu aqui emocionada, com saudades até das tuas reclamações, porém reconfortada porque destes para tua família o que de melhor tu tinhas.

Tu que eras tão forte, tu que eras exemplo de trabalho e honestidade para mamãe e teus filhos, tu que me fizeras prometer que ia cuidar de todos porque eu, na tua concepção, era a mais ativa, a mais empreendedora, a mais forte da família, é sempre uma ausência sentida por todos nós.

 É, Seu Antonio Prado, não eras perfeito, tinhas tantos defeitos quanto qualquer ser humano. Homem, cidadão, empresário,marido, pai e avô, vários Antonio’s ao mesmo tempo, que de tanto trabalhar você adoeceu, começo de Alzheimer. Nos deixastes em 2000, foi uma pancada a tua partida !!
A gente brigava tanto, lembra? Mero conflito de gerações, afinal sou a filha mais nova,a única mulher e a que te enfrentava, éramos muito parecidos. E a gente se emocionava muito, né pai? Até nisso, éramos iguais. 

Obrigada Seu Antonio por todos os conselhos, por todas as ações que nos mostravam o caminho certo, mesmo que espinhoso.
Obrigada Seu Antonio e Dona Arlinda pelo esforço, dedicação e zelo com que educaram a mim, ao José, ao Carlos e ao Rogério. E se não ouvimos os conselhos de vocês é porque éramos imaturos, crianças diante de um mundo em constante transformação. Mas a vida ensina e, creio eu, que todos nós aprendemos a ser pessoas do BEM.

Pai, ainda mantemos a tradição dos nossos cafés da manhã regados a muitas conversas e alegria naquela enorme mesa da cozinha da nossa casa. É uma maneira inconsciente  que encontramos de te ter próximo. Cafés que contam com as presenças diárias dos teus eternos amigos Fernando da Costa Araújo e Nilson Castro. É sempre uma grande satisfação tê-los por perto, afinal são mais de 60 anos de amizade entre eles, você e mamãe. Sabe Seu Antonio, depois de todos os nós que desatamos com a tua passagem, Fernandinho e Nilson tornaram-se nossos “pais postiços”, seja pelo carinho, pela afetividade, pelos inúmeros conselhos  e exemplos que nos dão diariamente.

Pai,  a tua neta June está uma bonequinha, como a chamavas, e inteligente que só ela. Já o Yuri, filho do Rogério, que nasceu após tua passagem, é um garoto bonito ( nem parece com o pai,risos ) e inteligência também não lhe falta. Carlos, Rogério e eu estamos trilhando nossos caminhos ( pessoais, profissionais e espirituais ) e Dona Arlinda, a tua Linoca, continua aquela pessoa doce e generosa por quem te apaixonastes. Dianinha agora é uma advogada habilidosa e competente; e o Eugênio Júnior está recuperando a saúde e retomando a vida.

E quanto ao perdão, Seu Antonio? Esse já foi ofertado e recebido por todos da nossa família, da família que criastes. Só quero que saibas meu pai, que rezamos por ti todos os dias, para que tu estejas sentindo a paz e  a luz divinas. Que assim seja....

By Suzana Prado