segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CARTA PARA RAMSÉS RAMOS



20 de setembro de um ano que não quero me lembrar, eu recebi a triste notícia que você havia nos deixado.  Você meu melhor amigo, meu irmão, meu conselheiro, um dos meus portos seguro. Na época, você estava numa missão diplomática em Moscou, você partiu tão longe dos seus...Quando soube da sua morte, eu estava casada na época e lembro que tive uma crise nervosa ao saber da sua morte, meu ex-marido quase não conseguia me controlar. Eu passei três meses chorando sua ausência porque eu não entendia os designios de Deus, eu não aceitava as leis de Deus.
Porque passei a sentir falta da sua alegria, da sua sede de viver tudo o que vida poderia lhe proporcionar, da sua extrema necessidade de conhecimento, da sua inteligência. Sem conhecimento, você não vivia. Ramsés advogado, músico, poeta, compositor, jornalista, dramaturgo  e que começava a colher os frutos de tanto estudo e dedicação.
Lembra quando fizemos um Natal poético pelas ruas de Teresina eu, você e Laerte? E quando você dizia que nossas mães não saiam de casa, viviam para a família, mas sabiam de tudo o que acontecia além de nossos portões, rsrsrs. Não esqueço dos seus conselhos, das suas brincadeiras, das suas orientações em relação à poesia. Você me apresentou de Ezra Pound, Walt Whitman, Mário Faustino, H. Dobal, Ferreira Gullar ao nosso poeta William Soares, que na sua simplicidade piauiense revela toda a elegância da poesia. Seus cartões postais da Europa com a sua letra linda,ainda guardo comigo. E quando eu ligava para Praga, você vinha com aquela máxima: adivinha o que estou comendo¿ Petas Suzana, você é internacional e belas risadas eram dadas. Defeitos? Claro que você os tinha, ainda somos imperfeitos e quem somos nós para julgarmos os defeitos dos outros?
E quando você casou, lembro que me ligastes dizendo: Suze eu agora também tenho uma Arlinda !!! Pra quem não sabe Arlinda é o nome de minha benta, minha mãe.  São tantas lembranças, meu irmão, que esta simples carta não consegue retratar um terço da minha saudade. Confesso que durante algum tempo fiquei distante de você, eu não tinha coragem de enxergar tanta ausência sua em minha vida. Há algum tempo venho fazendo preces, mando rezar missas pra que tu estejas sempre ao lado do PAI,vivendo em paz e harmonia com outros irmãos espirituais.
Outro dia, June viu uma foto sua comigo e contei a ela sobre o meu melhor amigo, o meu irmão. Você, de onde estiver, tenho certeza “olha” por ela. Dona Arminda, Carla, Renzo e Garibaldi estão bem, com imensas saudades suas, mas Deus é benevolente e misericordioso, e dá conforto na hora necessária, tu bem sabes disso.
Te amo,meu irmão! Um dia nos encontraremos novamente e celebraremos eternas risadas.
Que a paz do SENHOR esteja contigo,
Um beijo!
Suze
*Amanhã, 28 de dezembro, se vivo estivesse Ramsés Ramos faria 48 anos e teremos uma missa coletiva na Igreja da Vila Operária, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 12h00. Quem puder estar lá, eu agradeço de coração.

Suzana Prado
Dez 2010