terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Receita de Suflê

Quem me conhece sabe que a gastronomia é outra das minhas paixões,daquelas de ficar na cozinha o dia inteiro e esquecer os problemas da vida.
Hoje apresento a vocês um Suflê de Bacalhau que reúne a delicadeza desse prato francês ao sabor inconfundível do bacalhau, tão presente na culinária portuguesa. Bon apetit!

Suflê de Bacalhau

Ingredientes:
80 g de bacalhau
1/2 litro de leite
4 ovos
4 colheres de sopa, bem cheias, de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
Suco de limão
Sal
Pimenta-do-reino
Modo de preparo:
Cozinhe o bacalhau, limpe-o bem, retirando peles e espinhas, e passe-o duas vezes pela máquina de moer ou triture-o ligeiramente na centrífuga. Dilua a farinha em um pouco de leite frio e, em seguida, adicione o leite restante e a manteiga e leve ao fogo, mexendo sem parar até a farinha cozinhar e formar um creme liso.
Tempere com sal, pimenta-do-reino e gotas de suco de limão. Junte o bacalhau e as gemas e bata bem para incorporar. Bata as claras em neve, incorpore-as delicadamente no preparado anterior e despeje tudo em uma forma refratária ou em forminhas individuais, previamente untadas com manteiga. Leve ao forno aquecido a 200ºC, cerca de 20 minutos, ou até crescer e dourar.