sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A ALQUIMIA DA COZINHA

Cozinhar é uma magia, uma feitiçaria, já proclamavam os mais antigos. A arte de juntar alimentos e “transformá-los” numa refeição é uma verdadeira alquimia. Comer é estar enfeitiçado,primeiro com os olhos,depois com o estômago e,por último, com a alma.

É por isso que cozinhar é um momento tão especial para muitos,porque deve ser feito com dedicação e amor. É justamente por isso que as pessoas se juntam numa mesa para partilhar o pão de cada dia, é momento sagrado, onde além de se agradecer a Deus pelo alimento é preciso absorvê-lo com alegria e harmonia entre os que estão ao lado. Para o psicanalista Rubem Alves, comer é uma felicidade:

"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto. Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar."
(Rubem Alves)

Assim precisamos aplaudir os nossos magos e bruxas da gastronomia daqui de Teresina a exemplo de Michaela Fonseca, Waldyr Borin, Reginaldo Area Leão, Ilma Veras e tantos outros que nos encantam com suas criações,enfeitiçam nosso paladar e tornam nossa vida mais saborosa e feliz.

Pra finalizar uma receita “mágica”, simples de fazer e deliciosa:

SURPRESA DE BANANA

Ingredientes:
6 bananas pratas amassadas e/ou cortadas em rodelas
1 xícara de açúcar
Leve o açúcar para caramelizar em uma frigideira anti aderente. Quando estiver todo derretido, acrescente as bananas, mexa e espere até q fique todo encorporado e a fruta, toda caramelada. Leve para a travessa que vc irá montar o doce. Será a base dele.
Creme Branco
1 lata de leite condensado
1 1/2 lata de leite  ( usei a medida do leite condensado)
3 gemas

1 colher de sopa de maizena
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe engrossar.Esfrie. Jogue por cima da banana caramelada reservada na travessa.
Cobertura
3 claras batidas em neve com 6 colheres de sopa de açúcar - fazendo tipo um merengue. Coloque por cima do doce e leve ao forno para dourar o suspiro. Deixe esfriar e gele de um dia para o outro.